sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

13/01/12 - PERITO MORENO À CALAFATE

Hoje saímos cedo de Perito Moreno e partimos pra Calafate, nós achamos que chegaríamos até às 14 horas mas como fomos pela famosa ruta 40 nossa viagem demorou mais que o previsto, rsrsrsrsrs, chegamos em Calafate às 20 horas, apenas 6 horas a mais e motivos a mais pra essa demora, bem é o seguinte, hoje é uma SEXTA FEIRA 13, isso mesmo, SEXTA FEIRA 13 em primeiro lugar andamos uns 300 kms de rípio, o que é rípio? rípio nada mais é que uma estrada de chão, até ai tudo bem, sem problemas, não fosse os tropeços do dia, bom um pouco do que é o rípio: Como dirigir em estradas de rípio Rípio são as estradas de cascalhos muito comuns no sul da Argentina e no Chile. São estradas que é uma mistura de terra com cascalho ou seixos. Os seixos são do tamanho de uma bola de gude até o tamanho de uma laranja. É uma estrada linda, mas por trás dessa beleza se esconde um grande perigo. Para nós brasileiros que estamos acostumados a dirigir em estradas de terra, muito cuidado. O comportamento do carro é bem distinto nestas estradas. Estas estradas geralmente são bem largas, cabendo até 4 carros enfileirados, mas tem um motivo, evitar que as pedras voem para outros carros. Nestas estradas a velocidade máxima que você consegue desenvolver com segurança é de 75 km/h. Mais do que isso você começa a se arriscar. A pista até permite você desenvolver uma velocidade de mais de 100 km/h, mas qualquer deslize e o risco de capotamento é alto. Por ser de pedra redondas a tendência do carro nas curvas é de sair de frente. Segure firme no volante. Para piorar costuma ventar muito nestas estradas que costumam empurrar bastante o veículo. Se seu carro tiver 4×4, (NÂO era nosso caso, rsrsrs) deixe-o engatado. Evite mudar de pista bruscamente porque formam-se morros de pedras que você não percebe e o carro pode perder controle. Ao cruzar com um carro diminua a velocidade para uns 40 a 50km/h, isto evita que você jogue pedras em outros carros, danificando um farol ou um parabrisas. Apesar de que muitos carros cruzam com você muito rapidamente. Mesmo assim diminua, isso fará com que as pedras que voarem para seu carro não tenham o mesmo impacto. Há também o risco de você cruzar com algum animal na pista. Seja cavalo, guanaco, lebres, ovelhas, avestruz. São animais grandes e com certeza acabará com sua viagem. Outro problema é a falta de SOS. Estas estradas são geralmente desertas e há a dificuldade em pedir socorro. Sinal de celular é raríssimo. Sempre que for pegar este tipo de estrada abasteça antes. Evite pegar estas estradas a noite. Se puder escolher entre ir de carro ou ir de picape, escolha picape. Carros baixos irão sofrer demais, vai acabar com seu protetor de cárter. Tomando estes cuidados sua viagem será muito agradável. O cenário é impressionante. Muito bonito. Bom rípio a parte continuo com a história: a uma certa altura nesse rípio nosso pneu traseiro do lado do passageiro simplesmente rasgou, não furou eu disse rasgou o que depois vão ver pelas fotos, não tinha salvação, ok trocamos de pneu, depois do pneu trocado um argentino que vinha em direção contrária a nossa parou perguntando se precisavamos de ajuda ai falamos que não, agradecemos a gentileza e seguimos ruta 40 afora, mais a frente tinha uma sinalização dizendo pra não ir pela direita ai meu excelentíssimo esposo falou: que vontade de ir por ali, no qual eu respondi: mas do que ter que dar meia volta lá na frente não vai acontecer (a ruta 40 está será asfaltada mas a obra começou em 2004 e até agora não concluiram), só que chegando lá eu tinha um murchão de terra que impedia que continuasse por ali e eu achando que ele daria meia volta não, o bendito vai pelo murchão e adivinha: o carro entalou ali no meio do nada e de ninguém, ai ele queria que as 3 mulheres da viagem se transformassem em mulheres super poderosas e tirasse o carro dali, lógico tentamos sem esforço algum e não conseguimos como eu imaginei, ai eu e as meninas fomos pro outro lado da rua esperar que alguma alma caridosa argentina passasse ali e nos ajudasse, não demorou muito conseguimos parar um carro onde estava somente um senhor que graças a Deus nos tirou dali, senão estaríamos lá até hoje, kkkkkkkkk, com uma corda ele puxou nosso carro pra trás e saímos dali sãos e salvos mais salvos do que sãos, rsrsrsrs, bom caquinha do dia foi feita seguimos adiante, mas pra frente ao parar pra ver se estava tudo bem com o carro percebemos que a mangueira do combustível havia furado, aff é hoje...mas como marido prevenido vale por 2 rsrsrs bom não sei como nem porque ele tinha na caixa de ferramentas uma câmera de pneu de bicicleta e com isso ele conseguiu colocar uma emenda nesse furo, bom tudo arrumado vamos seguir, mas com um detáli: o combustível está acabando e como eu disse não há nada nesse lugar, é um deserto total, lá pelas tantas tinha uma micro mas micro mesmo cidadezinha chamada Três Lagos e tinha somente um micro posto de combustível onde eles não recebiam gasolina a pelo menos 3 meses, mas o dono vendo que estavamos com o tanque quase zerado disse que poderia arrumar 10 litros que ele tinha lá pra uso dele e assim fez nos vendeu esses 10 litros por 100 pesos argentinos, ou seja, cerca de 5 reais o litro, sendo que o combustível custa em torno de 2,60 reais, mas fazer o que estavamos no meio do nada no deserto da ruta 40 então tivemos que encarar, bom depois dessa andamos acho que mais uns 80 kms mas ai logo veio o asfalto mas ainda sem posto de combustível até que chegamos em Calafate, chegamos num hotel lá e sem querer entramos pelos fundos até que chegamos na recepção, mas lá não tinha vaga, só que o atendente foi muito simpático e ligou pra um outro hotel onde conseguimos ficar até por um preço bom, o hotel chama-se Picos Del Sur, depois de nos instalarmos tomamos um banho e ai sim fomos procurar um posto de combustível, no primeiro que chegamos o YPF eles estavam descarregando e iria demorar ai fomos até um posto da Petrobrás e chegando lá a fila era enormeeeeeeeeeee, virava quadras e tínhamos que ficar pois estavamos praticamente zerados e como aqui anoitece muito tarde já eram 22 horas ainda tinha sol e detáli: ainda não tínhamos almoçado nem jantado, rsrsrsrs, bom depois de ficar quase 3 horas na fila pra conseguir abastecer nós fomos procurar um lugar pra comer, nos indicaram o restaurante Los Amigos que realmente era muito bom e não era caro, jantamos quase 01 hora da manhã pra só dai voltarmos ao hotel e descansar não sem antes tirar várias fotos já que a lua estava linda e maravilhosa...